sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Um lugar sem igual


Sabe quando tu precisa muito colocar pra fora algo que te incomoda la no fundo do coração? Eu estou assim no momento, então resolvi escrever aqui...
Fico contando os dias em prantos pois sei que a cada hora que se passa, chega mais perto o aniversário de um ano do melhor dia da minha vida. 
Lembro de estar em meio a um mar de lágrimas dentro de um ônibus, eu tinha acabado de viver os piores dias da minha vida e tudo o que eu tentava, era seguir em frente, então recebi uma ligação. Aquela ligação. Minha vó dizia para mim fazer as malas pois daquele dia em diante, tudo ia mudar.
Meus amigos, meus amores, ó terra de mil encantos que é essa amada Porto Alegre. Mal podia eu acreditar que eu voltaria ao lugar onde nasci, cresci, onde eu tinha amigos, eu tinha amor, eu tinha acolhimento, eu tinha tudo que pode satisfazer a alma e o coração de uma pessoa. 
Eu estava prestes a voltar para o paraíso, para a redeção.
Se esse maravilhoso dia, pelo qual eu me mudei, está completando um ano, eu deveria estar feliz, não é mesmo?
Não.
Assim como eu lembro desse dia (que mais me parece um sonho, um conto de fadas) em que realmente tudo mudou, minha vida foi de 0 para 1.000, eu também lembro do dia que procedeu isso. Dois meses e meio depois e eu ainda não acredito que foi tão pouco tempo.
Quando pensamos em dois meses, 60 dias, parece tão pouco não é mesmo? Veja bem, um ano tem 12 meses, ou seja, dois meses é apenas 1/6 de um ano, mas eu posso te jurar, pelo que eu vivi naquele lugar encantador, eu diria que foi MUITO mais tempo. Lembro de estar sempre rodeada de pessoas que não só me traziam alegria, mas me abasteciam com o amor que eu não tive durante os 3 inacabáveis anos que eu morei em São Paulo. Aquelas pessoas me alegraram tanto que não existem palavras para agradecer. Confesso, eu não reclamei um único segundo do tempo que eu estive lá, foi triste dar tchau, mas as maravilhosas lembranças que trago comigo me abastecem a cada dia. Os sonhos que tenho a noite, as memórias desses maravilhosos momentos, o sentimento que tenho ao pensar em tudo o que vivi, tudo isso me traz uma esperança imensa e acredito que é essa esperança que me dá coragem de levantar todos os dias de manhã, de sorrir mesmo estando longe, estando com saudades, é essa esperança que me aproxima de todos os que eu amo e ficaram lá.
Muitas coisas aconteceram desde então e infelizmente, poucas delas foram boas. Eu perdi tudo o que havia conquistado. Privaram-me de entrar em contato com minha família, com os meus amigos e com todos que não estavam dentro daquela casa fria e desesperada pelo qual chamavam de "lar". Aquilo nunca foi um lar, não pra mim que era reprimida a cada momento do meu dia. Lembro de não poder expor meus sentimentos, meus pensamentos pois eu sabia que se eu escrevesse, leriam, se eu falasse, seria meu fim e se eu me comunicasse com alguém... Bom, eu não sei o que aconteceria, pois isso não me era permitido. Confesso que fiz amizades incríveis no colégio (único lugar onde eu podia ir durante meses que parecem infinitos), lembro de pessoas que estavam do meu lado, falando que eu deveria ter atitude, que eu deveria agir contra essa opressão, pessoas que com certeza guardarei em meu coração para sempre, mas eu juro, nunca fiz nada e por mais que essa seja uma atitude inesperada vindo de mim, não fiz nada em nome daquela esperança.
Hoje minha vida está aparentemente bem aos olhos alheios, eu tenho oportunidade de ir e vir, faço coisas que gosto e tenho liberdade, mas infelizmente, continuo tão vazia quanto eu estava meses antes. 
Quando falam que a saudade é de matar e que a distância é uma das piores coisas do universo, eu afirmo com todas as letras que é a mais pura verdade. Olhe só pra mim, faço coisas que eu gosto, tenho amigas, tenho liberdade, eu deveria estar feliz, mas eu não estou e não existe nenhum remédio que preencha aquilo que só aquela cidade pode preencher.
Acho incrível ler relatos de pessoas que as vezes nem são de Porto Alegre, elas falam sobre o que eu estou dizendo, falam de amizades eternas, de se sentirem infinitas. Sei que paraíso existe pois eu já estive lá e se eu falasse que tudo era perfeito eu estaria mentindo, mas é disso que gostamos, querendo ou não nós gostamos de rir tanto quanto gostamos de chorar, gostamos de sofrer assim como gostamos de ficar alegres. Não me venha com papinho clichê de "eu não gosto de ficar triste" pois TODOS NÓS GOSTAMOS, QUERENDO OU NÃO, se não fosse assim, nunca daríamos ouvidos ao coração, sempre agiríamos com a razão e podemos ver isso da forma mais clara e límpida através dos relacionamentos, quantas vezes não fizemos escolhas erradas, sabendo que era errado, só para "dar uma chance". Muitas vezes fazemos coisas que parecem ser obvias que não darão certo, que vamos nos ferir, mas mesmo assim escolhemos elas porque gostamos de amar, gostamos de chorar, gostamos de nos machucar e nos recuperar e é tudo isso que aquele paraíso oferece a todos. As pessoas quando estão lá presenciam todo o tipo de sentimento, elas simplesmente vivem.
Posso te dar a certeza que qualquer vazio que tu sinta, a própria cidade te preenche, nem que seja preencher com melancolia. A cada passo que se dá naquele lugar, tu simplesmente é tomado por um sentimento indescritível, lembro de sentir vontade de chorar de emoção só de andar por aquelas ruas amadas, eu estava cheia de amor, eu estava cheia de sentimentos, eu estava cheia de vivência, como eu disse no inicio do post, foram dois meses que me pareceram anos, mas muito ao contrário do que dizem, não foi uma "chatisse que o dia parece não acabar", muito pelo contrário, eu fiz tanta, mas tanta coisa, que nem acreditei quando notei que foram SÓ dois meses sabe, foram tantos sentimentos, tanto carinho que eu recebi que é impossível caberem em míseros 1/6 de ano.
Realmente queria dizer para ti, que está lendo isso, se um dia tiveres a oportunidade, visite, nem que seja por um mês, tenho certeza que irá se apaixonar, assim como várias outras pessoas que lá visitaram.
Eu daria tudo o que eu tenho para voltar, não precisaria de absolutamente nenhum bem material se eu tivesse tudo aquilo de novo.
EU AMO PORTO ALEGRE E NUNCA TEREI VERGONHA DE MINHAS RAÍZES.
Gostaria de deixar com vocês a letra de uma das várias músicas que "me levam de volta para lá". Essa música minha melhor amiga me mandou e disse "lembra de mim quando ouvir" e sinceramente, sempre que ouço eu lembro dela, mas ao mesmo tempo, me identifico de tal forma que é impossível não pensar em tudo que passei em 2014.
"E você sabe que eu já sofri demais aqui
E não vejo a hora de poder ficar junto de ti
E onde você estiver
Estarei em coração, em alma e espírito
Através dessa canção

Enquanto a sua ida puder fazer alguém chorar
É sinal que a sua vida ainda não deve acabar
Já que não há saída
Eu posso apenas imaginar
Como seria a minha vida sem a sua pra me alegrar"
Seja lá quem for a pessoa que está lendo isso, eu agradeço pelo "ombro amigo" porque por mais que talvez não faça diferença pra ti, faz diferença pra mim poder contar a alguém isso, me sinto muito melhor e muito aliviada em exteriorizar algo que está guardado a tanto tempo. Obrigada, de coração mesmo <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário