quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Estilo e modinhas

Oi pessoal, tudo bem?
Eu resolvi vim falar sobre uma coisa que acho que todo mundo deveria entender.
Desde pequena, minha mãe me criou pra mim não seguir "modinhas" ela nunca me proibiou de usar alguma coisa por todo mundo estar usando, ela sempre me deu uma liberdade pra mim adotar o estilo que eu quisesse, essa coisa meio "anti modinhas" que ela tem é mais para mim não ter uma personalidade influenciável, por exemplo, vamos supor que amo usar preto, mas eu uso rosa porque é o que todo mundo está usando, eu posso não estar feliz assim e isso gera um pouco de insegurança. 
Ao longo da minha vida (nossa, falo como se eu tivesse muuuito tempo de vida huehuehue), eu já experimentei vários estilos, já usei de tudo e isso fez eu notar que cada pessoa tem seu gosto, seu estilo, então enquanto tu não tiver descoberto teu estilo, tu vai sentir muita insegurança. Voltando ao exemplo do preto e rosa, se tu gosta de usar preto, mas estiver usando rosa e alguém falar "nossa que ridículo" tu pode ate falar tipo "foda-se" mas na tua cabeça, aquilo vai ficar ecoando o dia inteiro e tu nunca mais vai querer usar aquela roupa, mas se tu tiver o teu estilo, que tu se sinta confortável com ele e alguém chegar pra ti e dizer "que ridículo" tu pode dar a mesma resposta e ao invés daquele comentário ficar ecoando na tua cabeça, no momento tu vai pensar que a pessoa é tola de não entender que é aquilo que tu gosta, aquilo que tu é e depois isso vai passar, talvez o teu estilo possa ser extremamente bizarro, mas eu não acho justo alguém querer mudar isso, porque é o que tu gosta, eu acredito que a personalidade da pessoa pode ser representada pelo que ela está vestindo, é logico que a gente não pode dizer que em todos os casos são assim, até porque, o mundo está atolado de pessoas fazendo o que os outros mandam fazer, mas quando eu vejo uma pessoa com um estilo diferente e próprio, ou um estilo que não seja modinha, eu consigo saber como ela é.
Hoje em dia, a gente considera arte como uma forma de expressão da sociedade em geral ou do próprio autor e eu considero que a moda seja arte, por exemplo, existem gurus que fazem um estudo sobre o futuro, como vai estar a economia, a tecnologia, a forma de expressão das pessoas, enfim, tudo o que vai estar acontecendo daqui a anos e então os estilistas já vão preparando as suas futuras coleções, por exemplo, se a gente olhar os primeiros episódios da série gossip girl, que é de 2007, da pra ver os personagens usando roupas que são modinhas hoje, por exemplo, a Blair ja tinha um colar de âncora, já usava meias calças coloridas, coisas que viraram modinha hoje, então eu considero que esses estilistas que fazem suas coleções inspiradas nos que os gurus dizem são como os artistas que fazem suas obras pensando no que a sociedade vai estar pensando (eu não entendo muito bem sobre isso, tive uma conversa mais superficial com a minha mãe sobre o assunto, não sei se os artistas também se inspiram sobre o que os gurus dizem, então não levem isso ao pé da letra) e eu considero quem segue essas modinhas um entre um milhão, é lógico que as coisas que tu goste pode estar sendo modinha, por exemplo, desde pequena eu sou apaixonada por bigodes, eu lembro de uma vez, eu ainda era pequeninha, e eu estava no ônibus com o meu pai e vi um homem com bigode e fiquei morrendo de vontade de tocar no bigode dele (não, eu não fiz isso porque sempre fui timida heuheuh), mas tipo, é uma coisa que eu sempre gostei e que acabou se tornando modinha, tu ia em qualquer loja de acessório e tinha colar de bigode, anel de bigode, tênis de bigode então por mais que eu particularmente não seja uma seguidora de modinhas, via tudo de bigode e me apaixonava, assim como aconteceu com as cruzes, taxas, rebites, spikes, ilhós, eram todas as coisas que eu sempre gostei e que acabaram se tornando super modinhas, mas isso acontece, algum dia, o que nós gostamos vai se tornar modinha, mas voltando ao assunto anterior, eu acho que assim, tudo bem tu estar usando uma coisa da modinha que tu goste, por exemplo, não é só porque taxas viraram modinha que eu vou parar de usar, eu vou continuar tendo o meu estilo porque é o que eu gosto, é a forma que eu me visto e me sinto segura, por ser modinha tem o lado bom de ser muito fácil de achar pra comprar, mas tem o lado ruim é que quando essa modinha passar, vai ficar tipo "ultrapassado", as pessoas vão ficar tipo "nossa amiga, isso é tão 2013", mas se meu estilo é esse, como eu falei, vai ser muito "foda-se".
Eu pretendo gravar um vídeo me aprofundando mais nesse assunto, porque eu quero falar para as pessoas mais sobre estilo, ajudar elas a encontrarem o que elas gostam, porque quando tu encontrar o estilo que tu gosta, tu vai saber o que tu é, então por mais que algumas pessoas considerem futilidade isso tudo, não é, eu tenho a prova disso como eu mesma, minha vida toda eu fui extremamente insegura, mas mesmo assim fui usando vários estilos diferentes, até que esse ano, eu descobri qual é meu estilo, porque a partir do momento que eu sei o que eu gosto e sei o que sou, vou parar de ficar insegura o tempo todo pensando no que os outros pensam, se eu gostar do que sou, o que vai importar é a minha opinião e quando tu tem o teu estilo, tu vai encontrar outras pessoas com o teu estilo, ou seja, tu vai "atrair" iguais, o que vai te deixar mais feliz, porque todo o estilo tem uma ideologia por trás dele e se tu tem amigos com a mesma ideologia que tu, a mesma forma de pensar, tu vai estar feliz ao lado de pessoas que te entendem, então, não, roupa e estilo não é uma futilidade, de uma forma ou de outra acaba sendo o que te deixa feliz.
Como eu tinha dito, meu objetivo era gravar um vídeo sobre isso, mas eu resolvi fazer esse post antes, porque eu estava vendo o vídeo da Nick Clons falando que ser scene não é uma moda, é um estilo e depois eu notei que se tratava da Lindsay Woods, uma blogueira que eu gosto e eu li esse post, o que ocasionou a discussão (se eu não me engano), e sem querer ficar do lado da fulana ou da beltrana, mas realmente o estilo scene, surgiu e deu um mega salto, eu lembro que eu era pequena, eu adorava o estilo, eu via as meninas no orkut e queria ter o cabelo igual e tudo mais, mas o tempo passou e como a Lindsay disse, VARIAS scenes deixaram de seguir o estilo e hoje, quando alguém que segue modinhas vê uma pessoa assim, diz "nossa, que coisa mais ultrapassada" ou então, quem era criança na época (tipo eu) pensa "nossa, que orkuteiros", mas cara, agora a gente está em 2013, já passou essa modinha, já está sendo considerado fora de moda e mesmo assim eu amo o estilo, não me considero scene, mas eu não estou nem ai se é "ultrapassado" "fora de moda" ou alguma coisa assim, eu gosto MUITO do estilo e se eu quiser adotar ele, não vou estar nem ai com o que vão dizer, eu sei que eu me sentiria bem, feliz e segura sendo scene. Meu cabelo é repicado também e meu estilo é bem parecido (eu acho que me encaixaria em alguma subcategoria de scene, mas eu sou muito Maitê hueheue, e além de tudo acabei de conhecer o estilo, a ideologia e tudo mais, então eu não entendo TUDO sobre os scenes) e eu não adotei o estilo antes e nem no auge da modinha, tudo isso já passou e eu não estou nem ai, gosto do estilo e posso até não ser scene, meu cabelo pode não ser colorido, mas eu tenho muita vontade de ser, e se amanhã eu aparecer aqui como uma scene, não vou me incomodar com os comentários, eu sou quem eu sou e sou feliz com isso, não me importo se o que gosto é ou não é modinha, eu gosto e é isso ai.
Ficou meio misturado e desorganizado esse post, mas ainda nessa semana, eu faço o vídeo, porque eu sei que existem muitas pessoas reféns de modinhas porque ainda não descobriram seus estilos, eu nunca segui modinhas por causa da influência //ajuda// da minha mãe, mas aposto que se não fosse por ela, eu estaria por ai, desfilando com tudo o que sai na vogue (que não é tendencia, é modinha, pretendo fazer um post sobre isso também), sem saber qual é meu estilo, que tribo eu pertenço, qual minha ideologia, sem saber nada, apenas ser uma no meio de um milhão.
Espero que quem tenha lido esse post, tenha entendido o que eu quis dizer e aguardem o vídeo porque eu espero muito, que um dia, as pessoas vejam como é bom descobrir qual é o próprio estilo, dizem que nos anos 2000 é permitido usar de tudo, mas e quando não foi? Por acaso existiu um tempo em que tu ia colocar uma camiseta mas tinha uma parede invisível que não permitia que tu colocasse ela? Não! Isso nunca existiu, ao longo dos séculos as pessoas começaram a se soltar aos poucos, por causa de UMA pessoa que foi lá e disse "tá e quem disse que só porque sou mulher tenho que morrer sufocada nesse corset?" "quem disse que só porque sou mulher não posso usar uma calça?!", hoje em dia, dizem que está liberado tudo, que não existe uma coisa que seja tipo "nossa que fora de moda" mas o post da Lindsay mostra exatamente isso, existem modinhas sim e isso não vai acabar de uma hora para outra, vai demorar, mas eu ainda espero que um dia, uma patricinha use rosa sem se importar de ser patricinha, sabe?! Eu espero que um dia esses rótulos acabem porque é só com o fim desses rótulos que as pessoas vão conseguir se soltar e ser quem elas realmente são e nesse dia, quando cada um for quem realmente é do jeito que é, não vai existir mais modinhas ou coisas fora de moda, se não existir as modinhas, os scenes poderão ser scenes sem serem chamados de "ultrapassados" certo? Sempre uma nova geração está sendo criada, eu sei que a minha provavelmente não vai mudar mas eu sonho que a minha filha, seja o que ela quiser e que não exista rótulos, os amiguinhos dela, nem saibam o que é rótulo, sei que talvez seja difícil isso acontecer, mas não acho que seja impossível, se cada um de mobilizar hoje, a gente pode mudar o amanhã.
O post ficou longo, mas ok né huehuehue, espero que tenham entendido e gostado,
xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário